quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Tratado de Lisboa Decidido Pela Irlanda, ou Seria Tratado de Bilderberg?

O vídeo abaixo é muito esclarecedor ao mostrar os reais interesses por trás deste Tratado



No segundo plebiscito para os irlandeses decidirem se a Irlanda apoiará o Tratado de Lisboa ou não, a mídia e os líderes europeus usam de tácticas de ameaças sensacionalistas para convencerem os eleitores de que o tratado é a única opção para salvar o país e a continuação. O Primeiro-Ministro da Irlanda, Brian Cowen, alertou que outra rejeição prejudicaria as tentativas da Irlanda de inverter a sua aguda recessão e sua influência na Europa. "Os resultados irão determinar o futura direcção do nosso país e eu estou pedindo às pessoas para votarem e de pensar claramente antes de tomar essa decisão vital", disse ele. "Apoio o voto Sim é forte. No entanto, nada pode ser dado como certo. Estou apelando a todas as pessoas neste país que acreditam que a Irlanda e da Europa são melhores juntos para ajudar a conseguir um voto sim".

• República Tcheca Enquanto isto, do lado leste da Europa, a República Tcheca volta para cima do muro em relação ao Tratado de Lisboa. Apesar do Parlamento tcheco ter ratificado o Tratado na primavera de 2009, Václav Klaus, o Presidente tcheco, precisa ainda assiná-lo. Václav acredita que o Tratado enfraquece a soberania da República Tcheca, desta forma, ele se opõe a ratificação do Tratado. Ele tentou desacelerar o processo de ratificação de diversas formas. Em Setembro de 2008, ele afirmou que não assinaria o Tratado antes do referendo irlandês. Depois, alguns senadores apresenatram uma reclamação contra certas partes do tratado e Václav declarou que iria esperar o veredito da Corte Constitucional. Por último, o Tribunal rejeitou esta acusação em Novembro de 2008. Recentemente, no Tribunal Constitucional, em 29 de setembro de 2009, um grupo de senadores Checa apresentaram uma segunda reclamação contra o Tratado e Presidente tcheco, Vaclav Klaus disse novamente que iria aguardar a decisão do Tribunal de Justiça a assinar o Tratado. Segundo especialistas, pode levar até 6 meses para o Tribunal a emitir uma decisão. Durante este tempo, acontecerão as eleições gerais do Reino Unido e de acordo com as pesquisas de opinião, prevê-se que os conservadores vão ganhar a eleição, e os conservadores no Reino Unido prometeram colocar o Tratado de Lisboa a referendo, se não estiver já em vigor. Portanto, ao fazer isso, o Presidente Kluas, como líder entre os céticos do euro, planeja criar novos obstáculos para o Tratado de Lisboa, em caso de um resultado "sim" no segundo referendo irlandês, que realizado em 2 de Outubro de 2009. O Tratado de Lisboa irá provocar uma grande mudança na estrutura actual da União Européia através da alterações dos Tratados anteriores e o principal objectivo é tornar a UE mais forte no século XXI. Algumas mudanças importantes são a extensão do voto por maioria qualificada (QMV), a criação de um Presidente do Conselho Europeu e um Alto Representante para os Assuntos Externos. Como resultado, os euro-céticos criticam como um enfraquecimento da soberania dos estados membros. O Tratado de Lisboa deve ser aprovado por todos os 27 estados membros, a fim de produzir efeitos no sistema jurídico da UE. No entanto, a República Checa, Irlanda e Polónia ainda têm ainda de ratificá-lo, apesar da ratificação de outros membros.

• Vaticano Contra o Tratado

Enquanto os eleitores irlandeses vão às urnas pela segunda vez no tratado, os militantes do "Não" apoiam-se nas observações feitas pelo Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano, durante a visita do Papa à República Tcheca. As observações seguiram a desaprovação do Vaticano pela União Europeia se recusar a reconhecer a herança cristã da Europa no texto do Tratado de Lisboa. A UE também contrariou os católicos no passado, por decidir que o aborto deve ser tratado como um "serviço médico", tal como qualquer outro tratamento. "Cada um dos países europeus têm a sua própria identidade. A UE impõe suas leis ou opiniões aos países membros, não precisando se encaixar às suas tradições e história. Alguns países logicamente resistindo, como por exemplo, a Irlanda", disse o Cardeal Bertone.
Fontes: AFP:Hosted by Google Back to Google News Final push in Ireland's crunch vote on European treaty Turkish Weekly:Czechs Attempts to Block Lisbon Treaty.

Sem comentários:

Enviar um comentário