domingo, 8 de novembro de 2009

Why We Fight" - "Porque os Estados Unidos vão à Guerra"

Reino Unido, 2005, 98min
Direcção: Eugene Jarecki)
- 10 Episódios -


Essa é a verdadeira face do neoliberalismo, da globalização. O motivo hipócrita e cruel para os Estados Unidos, através da política ou da guerra, levarem sua festejada "democracia" a todo o mundo: Hegemonia, exploração e lucro!
Uma crítica modesta à intolerável tirania norte-americana, mas é o máximo que seu povo suporta assistir.
Nem se menciona, por exemplo, que o 11 de setembro foi uma grande farsa.
A ênfase é na ilegitimidade da guerra e em suas mortes inocentes... defacto a BBC não poderia fazer nada muito além disso, visto a quem ela atende e pertence... é até surpreendente que esse documentário tenha chegado ao ponto de crítica que chegou!
O risco dele é lançar uma cortina de fumaça tampando o horror muito, mas muito maior mesmo da verdade sobre a guerra.
Pense: revelar erros é desviar o olhar dos desastres, é abrandá-los.
Portanto olhos críticos são necessários, mas também muita informação útil e verídica podemos tirar!

Sinopse divulgada do filme:

"Excelente produção da BBC, ganhadora do prémio de melhor documentário no Festival Sundance, "Why We Fight" mostra a profunda relação da guerra com os negócios nos EUA, onde há várias corporações das mais diversas áreas interessadas em um conflito duradouro.
Mostra como desde a II Guerra Mundial, os EUA produzem mentiras, farsas sustentadas pela mídia comprada, para justificar seus conflitos, suas invasões, seus crimes, suas guerras e genocídios.
Expõe como as grandes companhias, corporações armamentistas, são uma das principais financiadoras de campanhas dos políticos norte-americanos. "

Sem comentários:

Enviar um comentário