sexta-feira, 9 de julho de 2010

Cristo de Saramago encerra "Playboy" em Portugal

A polémica está servida!
Eis a capa da edição de Julho da "Playboy" portuguesa, naquela que pretendia ser uma homenagem ao Nobel da Literatura recentemente desaparecido, mas a polémica suscitada pelas imagens poderá ditar o encerramento da edição portuguesa.


Jesus Cristo sentado numa cama com uma mulher despida nos braços. Gravado na cabeceira, o título da obra de José Saramago, "O Evangelho Segundo Jesus Cristo".

Alegando não ter tido conhecimento prévio da polémica imagem, a Vice-Presidente da Playboy Entertainment, Theresa Hennessy , já veio dizer que se trata de "uma violação chocante das normas" e que "devido a esta e a outras questões com os editores portugueses, estamos prestes a rescindir o acordo".

A administração da Frestacom, detentora da "Playboy", explicou hoje a capa polémica da edição de Julho como um "ensaio original" e "único" sobre José Saramago, dizendo que não foi notificada pela "Playboy" internacional para encerrar como foi noticiado.

Em comunicado, a Frestacom explica que a capa da "Playboy", onde se vê Cristo junto de uma mulher seminua ao lado do título do livro de José Saramago "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", pretende ser uma "última homenagem" ao escritor recentemente falecido.

Prostituta, lésbicas e colegial

Mas se a imagem da capa está a suscitar polémica, as que surgem no interior da revista só lançam mais gasolina na fogueira.

Nas páginas interiores, Jesus Cristo é visto ao lado de uma prostituta, a observar duas lésbicas a trocarem carícias e ainda junto de uma mulher a usar a saia típica de uma colegial, mas com os seios à mostra.

"Não vimos nem aprovámos a capa e restantes fotografias. Trata-se de uma violação chocante das nossas normas e não teria sido permitida a publicação se tivéssemos conhecimento antecipado", afirmou Theresa Hennessy.

Conceito não foi captado

Admitindo tratar-se de um conteúdo "forte", a administração da "Playboy" portuguesa explica que o objectivo era transmitir uma mensagem "igualmente forte, sem necessidade de legendas".

"Aparentemente, algumas pessoas ainda não captaram a verdadeira essência e conceito da revista", lamenta a Frestacom, que se "espanta" com a "atenção dada ao imediato em detrimento da análise profunda" que, sublinham os responsáveis, é transmitida na produção fotográfica.

Alguns órgãos de media noticiaram hoje que a "Playboy" internacional" ficou desagradada com as imagens da capa da revista de Portugal e decidiu encerrar a edição.

A Frestacom refere, no entanto, que, "até à data não existe qualquer notificação por parte da Playboy Enterprises" referente à edição portuguesa da revista.
Edição de Agosto em marcha.

Contactados pela Lusa, tanto o Vice-Presidente da Frestacom, Gil Teixeira, como o Director da revista em Portugal, João Araújo, garantiram que "não está em causa" o fecho da revista e que a equipa da revista está a trabalhar no próximo número.

Assegurando que não recebeu "informação nenhuma" da administração internacional da revista, João Araújo afirmou estar a trabalhar "com a maior da normalidade".

Sem comentários:

Enviar um comentário