segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

"Elogio del Imbécil" de Pino Aprile

O "Elogio del Imbécil: El imparable ascenso de la estupidez" - escrito pelo jornalista italiano Pino Aprile -, é um pseudo ensaio filosófico (com um impagável prólogo de Tonino) que se pode resumir numa ideia: Os inteligentes construíram o mundo, mas quem o disfrutam e triunfam nele são os imbecis.

Sinópse

Se te interrogas cada dia porque há mais imbecis ascendendo, ocupando postos estratégicos ou governando o mundo, este é o teu livro.
O autor mantém, entre a sátira e a séria reflexão, uma teoria de selecção cultural faz que os humanos menos dotados de inteligência sejam os que vão sobrevivendo. Não porque sejam os melhores mas porque são os mais úteis desde o ponto de vista da espécie.
O génio cria mas o estúpido copia e isso fá-lo sobreviver.
Pino Aprile revela-nos o porquê dos melhores lugares, os de maior responsabilidade, estejam ocupados, indiscutivelmente, por imbecis, descapacitados e não aptos, em definitivo. Além disso, explica como a socialização contribui para atingir a estupidez.
O inteligente, se quiser sobreviver, deverá diluir-se na aparência social e deixar a sua inteligência para a desenvolver na sua vida pessoal. É magistral a sua explicação de o porquê das pessoas que ocupam os lugares mais altos nas hierarquias sociais chegaram até aí (Princípio de Peter) e têm sempre a sua agenda replecta (Princípio de Parkinson).

A favor

Se queres rir-te um pouco (até de ti mesmo) e reflectires sobre pessoas mais próximas, é uma boa eleição. É um livro pequeno e de fácil leitura onde muitas pessoas se identificam.
A utilização de silogismos por parte do autor para dar sentido a determinadas situações fazem-no bastante agradável. É de destacar o primeiro capítulo onde o autor explica as razões, baseadas na sua teoria, que sustentam muitos acontecimentos históricos.

Em contra

Talvez as expectativas de humor excedam o conteúdo do livro. Não esperes somente um livro de humor, mas um transporte à reflexão.

Iniciemos pois uma leitura bastante ilustrativa e reveladora, sobretudo para aqueles que têm a certeza de que o seu "Chefe ou Goverante" é um imbecil integral.

Recomendo pois.

Sem comentários:

Enviar um comentário