quarta-feira, 13 de abril de 2011

Buda de Lisboa

Candidato do PSD à Presidência da Assembleia da República

Pedro Passos Coelho, anunciou através do Facebook, que Fernando Nobre tinha aceitado o seu convite para "integrar, como independente, as listas de candidatos a deputados do PSD, encabeçando a lista pelo distrito de Lisboa" e ser "o candidato do PSD a Presidente da Assembleia da República".

Reacções

Morais Sarmento (PSD) - "Estamos a falar do Fernando Nobre que foi mandatário de Francisco Louçã há poucos anos e, portanto, se me perguntar se me revejo nele como segunda figura do Estado, respondo com dificuldade. Por outro lado, como Presidente da Assembleia da República arriscamo-nos a ter um menos bom Presidente e a perder aquilo que poderia ser um óptimo protagonista político na linha da frente, entenda-se, com responsabilidades governativas ou executivas", (...) "O lugar de Presidente da Assembleia da República é um lugar de intervenção passiva, (...) ora Fernando Nobre é, contrariamente ao perfil para Presidente da Assembleia da República, alguém que tem um percurso de acção activa, no terreno, de trabalho, de execução, mais do que de conceptualização política".

Mário Soares (ex-Presidente da República) - "Nunca foi parlamentar (...). Só vendo", (...) "O cargo de Presidente da Assembleia da República, o segundo mais importante na hierarquia do Estado, depois do de Presidente da República, é muito difícil de desempenhar". (...) O deputado social-democrata Mota Amaral foi um bom Presidente da Assembleia da República. A opção de Fernando Nobre não é benéfica para o PSD, uma vez que levanta muitas vozes críticas."

Bernardino Soares (Líder Parlamentar do PCP) - "Fernando Nobre é responsável, ao apoiar o programa do PSD, pela situação que o país vive pela tentativa de imposição de sacrifícios às pessoas.". (...) "Como os deputados do PCP votarão a anunciada candidatura de Fernando Nobre a Presidente da Assembleia da República (...) Nunca nos pronunciaremos, nunca nos pronunciámos previamente sobre putativos candidatos a cargos numa Assembleia da República que há-de ser eleita daqui a mais de um mês.", (...) "Se considero que Fernando Nobre reúne as condições necessárias para exercer a função de Presidente da Assembleia da República, neste momento não me vou pronunciar sobre essa questão". (...) "A única coisa que tenho a dizer em relação ao Dr. Fernando Nobre é que ele é um candidato de um partido que apoia esta política, que apoia as medidas do FMI, que apoia a questão do aumento dos combustíveis, e que, portanto, é responsável, ao apoiar o programa do PSD, pela situação que o país vive e pela tentativa de imposição de sacrifícios às pessoas. É um candidato do PSD.".

Ângelo Correia (ex-Ministro do PSD) - "Penso que o Dr. Passos Coelho tomou uma atitude correspondente a um desejo que já era antigo de alargar a base do PSD em termos eleitorais, de modo a conseguir uma ampliação do efeito que decorresse da presença de grupos de independentes com credenciais na vida política portuguesa, com representatividade. Por isso, tendo em conta que o Presidente da AMI e ex-candidato presidencial, corresponde exactamente a esse perfil, a sua entrada para as listas do PSD. É bem-vinda e útil para o PSD e para o país". (...) "As críticas vêm sobretudo de pessoas que ficaram preocupadas, aborrecidas, tristes, pelo facto do Dr. Fernando Nobre aparecer nas listas do PSD, o que significa que teve um efeito político imediato em todas as áreas da esquerda. As críticas feitas são proporcionais à importância da presença de Fernando Nobre nas listas do PSD, ou seja, são positivas".

Outras vozes do PSD se juntaram a estas críticas.

O PSD quer um Governo sem experiência governativa para enfrentar a crise económica que o país atravessa. Vamos longe com esta gente!

Sem comentários:

Enviar um comentário