sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Fábula Mouseland - Um retrato actual de Portugal


A fábula Mouseland foi inicialmente contada por Clarence Gillis e mais tarde popularizada em discurso por Tommy Douglas, político canadiano. A fábula expressava a visão de que o sistema político canadiano estava viciado, pois oferecia aos eleitores um falso dilema: a escolha de dois partidos, dos quais nenhum representava os interesses do povo.
Na fábula, os ratos (o povo canadiano) votavam nos gatos negros (Partido Progressivo Conservador) e depois de algum tempo descobriam o quão difícil suas vidas eram. Depois votavam nos gatos brancos (Partido Liberal) e assim ficavam alternando entre os dois partidos.
Um dos ratos tem então a ideia de que os ratos deveriam formar seu próprio governo...
E acrescenta-se a esta fábula a versão portuguesa: Até que um dia finalmente elegeram um rato. O rato eleito mandou matar todos os ratos que apoiavam os gatos, pois não podia arriscar que o poder voltasse às mãos dos terríveis gatos. Logo após, o rato que estava agora no comando aprovou novas leis, que beneficiavam os ratos, mas não todos, somente aqueles que eram amigos dele, pois embora todos fossem ratos, alguns foram escolhidos para ter privilégios.
Moral: o problema é o poder!
Qualquer semelhança é mera coincidência...

Sem comentários:

Enviar um comentário